Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Estrela de todo dia


Queria eu saber pra que toda essa emperiquitação. Por que a maquiagem tanta? Eu vejo que você transpira feminilidade e possui uma luta diária de concorrência com as outras mulheres pelo posto de mais bela – possivelmente encontrando os defeitos nas outras. Essa disputa é um instinto natural e eu nada posso fazer, tampouco entendo sobre isso, afinal sou homem e cheio de sem-gracices.

Mas é que a vizinha nova te viu pela primeira vez dia desses, quando chegavas do trabalho, e perguntou depois pra Dona Augusta: “É esta a mulher do vizinho do lado?” Dona Augusta respondeu: “Sim, casaram-se há 1 ano e meio e me lembram de quando eu e meu marido Eustácio éramos felizes”. A vizinha, então, opinou: “Sei que, se este moço daqui do lado a ama, vai mantê-la feliz por muito tempo. Ele que a valorize, pois nunca vi uma mulher voltar de um dia de trabalho tão maravilhosamente linda.”

Meu bem, não sou quem diz. O povo todo vê minha sorte quando você sai de casa. Outro dia o Manoel da mercearia ficou te secando do momento em que fechaste o portão até virares a esquina. Ele te viu prender o cabelo antes de descer da calçada, fazendo aquele gesto de subir o queixo e depois levantar os braços com tanta altivez, e dar o nó nos fios sem usar objeto algum para sustentá-los. Ias naquele passo-rebolado bem marcado, em ritmo de partido-alto. A blusa amassada, porque você dormiu por cima dela sem querer, o rosto de quem se levantou 5 minutos antes de sair sem a menor noção do quanto estava deslumbrante. O Manoel não tirava os olhos e nem eu, que via toda a cena do ponto de ônibus. Ele babava por você e eu pouco me importava, pois ele aprovava teu desfile ritmado na nossa ruazinha, se mordendo de inveja de mim.

Por isso que hoje eu vim te buscar pra gente almoçar junto, na nossa casa. Eu preparei o frango, o feijão verde e os legumes todos, como você gosta. O arroz foi do risoto milanês de ontem, mas eu dei uma refogada. E nem se preocupa, tu vais voltar pro trabalho na hora certa, que eu peguei o carro do Vilela pra gente não perder tempo demais. Eu sei que teu dia é corrido, mas esquece tudo e olha só pra mim de 12h até 13h30. Depois você volta pro aperreio.

Ah, meu bem, você é tão injusta. Tanta gente se esforça apelando pra estética, tentando ficar apresentável e você, sem a menor cerimônia, acorda sem olheiras e o cabelo mais obediente do que recruta frente ao capitão – ele vai pra onde você manda. Me dá beijo quente de cama quente e faz meu café, enquanto eu apenas te assisto.  Ora, eu vivo de texto e música, a redação e o violão não me dão tempo pra tudo o que eu queria. Mas a visão de você prendendo as mechas negras, ou pondo açúcar no meu leite, ou soprando a poeira dos meus livros é que me impulsiona a escrever algo que me dê uma graninha pra pagar o cinema nosso do fim de semana. A tua confiança em mim cuidando de mim.

Perdoe o brilhantismo desnecessário. Mas não sou eu, o povo todo é que vê a minha sorte sempre que você pisa nossa calçada.

3 comentários:

  1. Que trabalho lindo é esse, que não me cansa nunca?
    Parabéns, Natãzinhooooo! ;*

    Carolina Melo

    ResponderExcluir
  2. A tua confiança em mim cuidando de mim.

    que massa...
    gostei!

    Ramon Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Que alma feminina...tudo o que mulher gosta de ouvir...kkk Parabéns Natã!!

    Mônica Veloso

    ResponderExcluir